segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

HOJE

Comemora-se o Dia Mundial da Sida



No decorrer do meu curso de Animação Social, fiz um trabalho com toxicodependentes e portadores de HIV, até hoje e isso já foi á cerca de 14 anos foi uma das experiências que mais me marcou, ainda me lembro daqueles olhares, daquelas expressões, daqueles corpos debilitados, por vezes sem forças para pegar num simples copo de água. Na altura não havia os tratamentos que há hoje, não havia a informação que temos hoje, as pessoas limitava-se a esperar pela morte, a esperar pela próxima doença que lhes retira-se um pouco mais das forças que ainda lhes restavam. Ouvi testemunhos de adolescentes, como eu na altura, e eu que ainda tinha uma vida pela frente, que tinha os meus sonhos, que achava que tinha problemas, alí ouvindo aqueles testemunhos, os meus problemas não eram nada, aquelas pessoas não tinham sonhos, não tinham futuro, alguns já não tinham familia,amigos, como eles próprios diziam não TINHAM NADA. É difícil para mim recordar aqueles rostos, pois sei que hoje aqueles mesmos rostos são estatísticas, são números,mas para mim foram rostos de coragem, de força e dos poucos que ainda sorriam ainda recordo esses sorriso, por vezes tímidos, com medo de mostrarem que lá no fundo ainda havia esperança. Eu, eu ganhei o prémio do melhor trabalho,mas acima de tudo ganhei uma lição de vida, tinha 17 anos e em plena adolescência fui confrontada por aquilo que os meus pais sempre me incutiram, não há droga,cuidado com as relações sexuais e eu pensava : " Lá estão eles", lembro-me um dia de chegar a casa e agarrar-me á minha mãe a chorar e agradecer-lhe pelas palavras que na altura não entraram, alí naquele momento a minha mãe era Deus e eu gostava de ter sido para aquelas pessoas aquele Deus, gostava que muitas delas tivessem tido um Deus. Hoje sou MÃE e vivo com o medo do futuro, tenho 2filhotes que amo com todas as minhas forças e vou tentar transmitir-lhes mais tarde a minha lição de vida, com o medo de não ser tarde demais. Jokas e desculpem o desabafo.

1 comentário:

Sandra disse...

Olá:

O teu post é mt importante.

Há-que apostar na prevenção, na cautela e na exclusão do preconceito, porque a sida é um problema de todos nós e que mata.

Beijinhos grandes e boa semana